Segurança pública e gerenciamento de risco

blog

Segundo reportagem exibida no último domingo 09/04/2023 no programa Fantástico da Rede Globo, saques e assaltos frequentes à trens carregados de soja estão cada vez mais assombrando produtores, transportadores e toda a cadeia logística para exportação e movimentação destes produtos no Brasil. Ainda de acordo com a reportagem, ( vide link ) as ferrovias que ligam o interior, principalmente ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos, estão sob ataque. Cenas de comboios inteiros, paralisados  com  suas cargas ou escoadas no próprio chão ou levadas em grandes quantidades em sacas que são colocadas no teto dos trens.

A ausência de autoridade e de a inexistência de leis rígidas que impeçam as forças de segurança agirem como deveriam, já são um problema com o qual o cidadão é obrigado a viver diariamente, desde o roubo de uma correntinha do pescoço, até o furto de toneladas inteiras de carga.

Os trens são a forma mais barata e ecológica para se deslocar grandes quantidades de cargas, porém, têm se mostrado muito vulneráveis à estes tipos de ataques.

O gerenciamento de risco feito para o transporte rodoviário, bem como a segurança das rodovias, tornam este processo mais seguro, porém, a enormidade do fluxo de caminhões nas estradas irá se multiplicar acima da capacidade das vias.

Não há gerenciamento de risco que consiga dar conta dos deslizes e descasos dos governos, mas talvez seja por hora a única forma de continuar movendo o país e suas milhões de toneladas exportadas, importadas e transitadas dentro do nosso território.

A máquina produtiva do nosso imenso país não pode parar e empresas logísticas com seriedade e confiança sempre serão uma ótima opção, principalmente nos momentos mais difíceis!

Conversar agora
Precisa de ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?