O Brasil e sua malha rodoviária gigantesca

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O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma extensão territorial de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Para conectar as diferentes regiões e cidades do país, o transporte rodoviário é o principal meio utilizado, tanto para o deslocamento de pessoas quanto para o escoamento de cargas.

A malha rodoviária brasileira

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil possui a quarta maior malha rodoviária do mundo, com cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas e rodovias nacionais . Desse total, apenas 200 mil quilômetros são pavimentados, o que representa cerca de 12% da rede .

A malha rodoviária brasileira é composta por diferentes tipos de estradas, que variam em função da sua importância, capacidade, conservação e administração. As principais são as rodovias federais, que recebem a sigla BR e são responsáveis pela integração nacional. As rodovias estaduais, que recebem a sigla SP, MG, RJ, etc., são responsáveis pela ligação entre as cidades dentro de cada estado. As rodovias municipais, que recebem a sigla EM ou VM, são responsáveis pela ligação entre os municípios ou entre estes e as rodovias estaduais ou federais.

Algumas das rodovias brasileiras se destacam pela sua extensão, relevância e beleza. A BR-116 é a maior rodovia do Brasil, com 4,6 mil km e cruza dez estados para ligar Fortaleza (CE) a Jaguarão (RS), na fronteira com o Uruguai. A BR-101 é a segunda maior rodovia do país, com 4.482 km e margeia o litoral brasileiro desde Touros (RN) até São José do Norte (RS), passando por 12 estados. A BR-163 é a terceira maior rodovia do Brasil, com 3.523 km e liga Tenente Portela (RS) a Santarém (PA), atravessando o centro-oeste e a Amazônia.

A história e os desafios do transporte rodoviário no Brasil

O transporte rodoviário no Brasil tem uma história que remonta ao início da república, quando os governos começaram a priorizar esse modal em detrimento do transporte ferroviário e fluvial. A partir da década de 1950, com o desenvolvimento da indústria automobilística nacional e o incentivo ao consumo de automóveis, as estradas se tornaram ainda mais importantes para a economia e a sociedade brasileiras.

No entanto, o transporte rodoviário no Brasil também enfrenta diversos desafios e problemas, como a falta de investimentos em infraestrutura, manutenção e segurança; a dependência excessiva desse modal em relação aos outros; os impactos ambientais e sociais causados pela construção e uso das estradas; os altos custos operacionais e logísticos; os congestionamentos e acidentes frequentes; entre outros.

Por isso, é necessário que haja uma política pública integrada e sustentável para o setor de transporte no país, que considere as potencialidades e as necessidades de cada região e modalidade, buscando uma maior diversificação, eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.

 

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